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Cadastre-se como clienteProfessora universitária há mais de três décadas. Mestre em Filosofia. Mestre em Direito. Doutora em Direito. Pesquisadora-Chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas.
Presidente da ABRADE-RJ - Associação Brasileira de Direito Educacional. Consultora do IPAE - Instituto de Pesquisas e Administração Escolar.
Autora de 29 obras jurídicas e articulista dos sites JURID, Lex-Magister, Portal Investidura, COAD, Revista JURES, entre outras renomadas publicações na área juridica.
Verdade & virtude no Estoicismo
Resumo:
Não seja escravo de sentimentos. Não complique e proteja sua paz de espírito. Se você não pode fazer o bem, pelo menos não prejudique. O mais interessante é que ele questionou a ideia de que a morte era algo que estava à nossa frente em um futuro incerto. “Este é nosso grande erro”, escreveu Sêneca, “pensar que ansiamos pela morte. A maior parte da morte já se foi. O tempo que passou, pertence à morte.” Essa foi a grande descoberta de Sêneca – que morremos todos os dias e nenhum dia, uma vez mortos, pode ser revivido. Esse é o poder do Memento Mori – de meditar sobre sua mortalidade. Não se trata de ser mórbido ou assustar você. É dar a você poder. É inspirar, motivar, esclarecer, se concentrar como um romano no que está à sua frente. Porque pode muito bem ser a última coisa que você fará na vida.
Palavras-chave: Estoicismo. Filosofia. Virtudes. Morte. Justiça.
Os estoicos criam um peculiar sistema de pensamento filosófico no qual todas as partes são interligadas e são metaforicamente exposta tal como fosse um organismo. Aliás, uma das metáforas usadas é a de que os ossos e os nervos seriam a Lógica, a carne seria a Ética e, a alma seria a Física
Quanto à Lógica os estoicos desenvolverem uma sofisticada teoria das proposições, tendo significante e significado construídos pela concepção própria de physis da Stoa que é justificada, a noção de alma e seu modo de conhecer, reflexão que auxiliaram, século mais tarde, as filosofias do século XVII e XVIII baseadas em noções estoicas que nos são caras ainda hoje: os homens são iguais por natureza, fraternos e livres.
Tais valores obedecem a certos critérios para formar o Antigo Estoicismo, diferentes da modernidade, e vão pari passu com uma específica leitura da natureza pela qual é dito como o homem conhece o que o rodeia, como julga e assim determina seu modo de agir.
Para o Pórtico os julgamentos fundam a escolha ética e podem ser livres ou não. Serão livres quando houver base criteriosa para julgar bem, portanto, é necessário saber quais os critérios do conhecer e julgar para assentar-se o que seja uma ação propriamente ética.
A relação existente entre Epistemologia e Ética[1] é inegável para a Stoa, o que foi fenecendo na modernidade. Em síntese, a relevância da representação compreensiva como critério para a verdade do conhecer e fundamento para a escolha ética estoica, logo, ara a felicidade da alma. Não é possível exercer bons julgamentos sem a representação compreensiva bem como o bom comportamento.
Lembremos que a Stoa é filosofia dogmática e, afirmou certos princípios, para arquitetar sua reflexão. Um dos princípios é de que a Natureza dá ao homem todas as condições para segui-la e, e assim produz a suprema excelência (areté), mas o homem desta se afasta inevitavelmente, não sendo virtuoso. Outro
princípio que interessa é o de que o homem é natureza, razão suficiente para não se compreender por que ele não segue aquilo que ele mesmo é.
A tradição interpretativa mais assentada, diante desses paradoxos, é que os estoicos buscam uma filosofia que apresente todo o instrumental para aperfeiçoamento ético constante e, assim, todas as nossas ações poderiam transformar-se em ações virtuosas mediante o exercício desses instrumentos para o bem agir.
Com o tempo de nossa vida, nossos aprendizados, nossas experiências — diz grande parte dos intérpretes — chegaríamos progressivamente à virtude, logo, seguiríamos a natureza e teríamos tranquilidade de alma.
Evidentemente, esse exercício tem a ver com a representação compreensiva, e logo mostrarei o que ela é. No entanto, minha tendência é a de afastar-me dessas leituras. A excelência é pertinente ao sábio, dizem os estoicos.
Nós, homens comuns, não somos sábios e nem os filósofos são sábios e, é efetivamente o que recolhemos nos fragmentos: essa filosofia afirma que o sábio não existe e nem se sabe se existiu ou existirá.
Se assim for, somos obrigados a aceitar que jamais se alcança a excelência ética e a tranquilidade da alma no sentido que a tradição interpretativa leu — por meio do exercício progressivo em direção ao melhor —, mas apenas nos exercitamos para isso na medida do possível e alcançamos, por vezes, momentos, instantes, de excelência e tranquilidade, questão a que voltarei.
O sábio, em existindo, sempre estaria acompanhando o modo de ser da phýsis, ou seja, estaria sempre em consonância com ela, instante “após” instante. Afinal, dizem os estoicos, estamos na phýsis e ela está em nós; segui-la será o que devemos fazer para sermos e agirmos também segundo nosso próprio ser.
A máxima estoica é, como se sabe, “seguir a natureza”. o paradoxo abre-se em dois flancos: (a) por que o homem tendo nele a phýsis e sendo ele mesmo phýsis não a segue? (b) se as representações compreensivas garantem o critério de verdade e bem agir,
se temos esse poder de conhecer a verdade, por que não agimos sempre de modo excelente usando essas representações?
O ponto de interesse da escola estará, a meu ver, em pensar o reverso do que afirma como dogma, ou seja, se a natureza é dita perfeita, se é divina, se todos os seres são excelentes por ela e nela, e seu modo de mover-se é eterno, o reverso é perguntar sobre as perturbações da perfeição e como são possíveis.
Ora, as perturbações do mover-se perfeito têm nome na Stoa: são as paixões pleonásticas ou exacerbadas.
Os estoicos afirmam que são as paixões que perturbam a alma e podem levá-la a julgar de modo incorreto, à margem do modo de julgar em consonância com a phýsis, como foi dito. As paixões perturbam a alma e corpo em tal grau que afastam o homem de sua própria natureza.
Como é possível pensar assim se a natureza é una e perfeita e não há dois cosmos? O que são as paixões e como incidem no conhecimento adequado da alma é o que se procura responder. Deve-se ter cuidado ao falar sobre esse tema, uma vez que se encontra muito assentada a ideia de que os estoicos são contra as paixões. Surpreendentemente, não é o que se lê nos fragmentos.
A Stoa diz que a paixão (páthos) é uma perturbação do movimento da alma. Ora, a Natureza é dita Sôma (corpo) em sentido específico pela escola, sendo que corpo é tudo o que age e padece.
Nesse conceito cabe também a ideia que hoje temos de corpo como matéria sólida, porém solidez é apenas parte desse conceito. A alma, a virtude, as coisas que vemos, tudo isso é sôma porque age e padece.
Apesar de ser difícil seguir essa definição devido à nossa arraigada concepção da Mecânica clássica, temos que a alma é, para os estoicos, pensada em dois aspectos: como um corpóreo elementar e como um corpóreo universal, metafísico, um sopro divino (pneuma) cuja essência é a mesma da natureza: age e padece.
Tudo tem alma, e ela apresenta-se no homem de certo modo, e em outros seres, de outro. Se quisermos, podemos afirmar que a Alma do Mundo (ou Universal) é a mesma que está no homem, porém nele apresenta qualidades específicas que o fazem ser o que é, assim como se expressará com outras qualidades no mineral, no vegetal ou nos animais...
Todas as perturbações do modo de ser da alma, de seu agir e padecer, fazem parte do próprio modo de ela ser como algo que, por essência, é perturbável, vale dizer, recebe pathémata, afecções, paixões.
O problema está, portanto, em que certos modos de se mover são ou não são segundo a natureza dessa alma específica que é a humana.
A paixão enquanto tal não é, nessa leitura, algo desvalorizado na doutrina estoica, e tudo depende do modo como um páthos moverá a alma para que seja afastado como perturbação a ser negada ou afirmada.
A paixão não é indesejável, nem poderia sê-lo pois é um modo de ser da phýsis no homem, e nem está no pleno domínio da essência humana recebê-la sempre do mesmo modo. Temos a alma perturbável por natureza, passional por natureza, e as sensações e representações são paixões enquanto movimentos anímicos.
A alma tem muitas potências, dirá Crisipo, o estoico que estruturou logicamente as teses de Zenão de Citium, o fundador da Stoa, e há uma força ativa na alma que recebe o nome de synkatáthesis (assentimento).
Essa dýnamis anuncia a presença de algo que se impôs à alma como presença, a que se nomeia representação (phantasía).
O que é isso que se dá a mim? como julgá-lo? A partir daí, um exercício árduo será feito pelo poder logístico da alma, para conhecer as condições dessa presença e poder aceitá-la como “x”, ou seja, confirmá-la, assenti-la.
Assim fazendo, essa presença pode ser recebida como phantasía kataleptiké, termo traduzido por representação compreensiva.
O estoicismo prega que cada ser deve viver conforme a sua natureza, ou seja, deve agir de forma responsável com o que acontece na sua própria vida.
Assim sendo, como ser racional que é, o ser humano deve se valer das suas próprias virtudes em prol da conquista do seu maior propósito: a felicidade.
Coragem. Temperança. Justiça. Sabedoria. Estas são os valores mais essenciais na filosofia estoica. “Se, em algum momento de sua vida”, Marco Aurélio escreveu, “tu deves encontrar algo melhor do que justiça, verdade, autocontrole, coragem – deve ser algo realmente extraordinário”.
Isso foi há quase vinte séculos. Descobrimos muitas coisas desde então ... Sem coragem não haverá temperança. Sem temperança não haverá Justiça e muito menos sabedoria.
Sêneca diria que ele realmente teve pena de pessoas que nunca experimentaram o infortúnio. “Tu passaste a vida sem um oponente”, disse ele, “ninguém pode saber do que tu és capaz, nem mesmo tu.”
A vida não é tão simples a ponto de dizer que a coragem é o que importa. Embora todos admitam que a coragem é essencial, também estamos todos cientes de pessoas cuja bravura se transforma em imprudência e se torna uma falha quando começam a colocar em perigo a si mesmas e aos outros.
Eis que entra Aristóteles. Na verdade, Aristóteles usou a coragem como exemplo principal em sua famosa metáfora de uma “média de ouro” ou doutrina do mesotês ou do meio-termo.
Em uma extremidade do espectro, ele disse, havia covardia – isso é uma deficiência de coragem. Por outro lado, havia imprudência – muita coragem. O que era necessário, o que solicitávamos então era uma média de ouro. A quantidade certa.
É disso que se trata a temperança ou moderação: não fazer nada em excesso. Fazendo a coisa certa, na quantidade certa, da maneira certa. Porque “somos o que fazemos repetidamente”, diz Aristóteles, “portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito”.
Em outras palavras: virtude e excelência são um modo de vida. É fundamental. É como um sistema operacional e o código em que esse sistema opera é um hábito.
Ser corajoso. Encontrando o equilíbrio certo. Essas são as virtudes estoicas centrais, mas, na sua seriedade, empalidecem em comparação com o que os estoicos adoravam mais: fazer a coisa certa.
Não há virtude estoica mais importante que a justiça, porque ela influencia todas as outras. O próprio Marco Aurélio disse que a justiça é “a fonte de todas as outras virtudes”.
Os estoicos ao longo da história têm pressionado e defendido a justiça, muitas vezes em grande risco pessoal e com grande coragem, a fim de fazer grandes coisas e defender as pessoas e ideias que amavam.
Coragem. Temperança. Justiça. Essas são as virtudes críticas da vida. Mas quais situações exigem coragem? Qual é a medida exata e apropriada?
Qual é a coisa certa? É aqui que a virtude final e essencial entra: a sabedoria. O saber. O aprendizado. A experiência necessária para navegar no mundo.
Marco Aurélio afirma: “pensa e aja no que resultar no bem comum. Isso é o que você nasceu para fazer”. Atualmente, é fácil se perder em atividades que nem lúdicas são (como ficar em redes sociais por horas diariamente), devemos focar e dedicar nosso maior bem, o tempo, ao trabalho e ao bem comum.
A sabedoria sempre foi valorizada pelos estoicos. Zenão disse que recebemos dois ouvidos e uma boca por um motivo: ouvir mais do que falamos. E como temos dois olhos, somos obrigados a ler e observar mais do que falamos também.
Hoje, é essencial, como no mundo antigo, ser capaz de distinguir entre as vastas agregações de informações que existem à sua disposição – e a verdadeira sabedoria de que você precisa para viver uma vida boa. Você não pode aprender o que pensa que já conhece, disse Epicteto. É verdade.
‘Se você busca tranquilidade, faça menos’. Ou faça o que é essencial. (…) O que traz uma dupla satisfação: fazer menos, melhor. Porque a maioria do que dizemos e fazemos não é essencial. Se você puder eliminar, terá mais tempo e mais tranquilidade. Pergunte a si mesmo a todo momento: ‘Isso é necessário?”. MARCO AURÉLIO, MEDITAÇÕES, 4,24.
Para os estoicos, a justiça é a virtude fundamental que nos permite agir de forma ética e respeitar a dignidade de todas as pessoas. Como líder, é importante ser justo e tratar todos de forma equitativa.
O estoicismo está dividido em três momentos: Estoicismo Antigo – Representado pelos filósofos Zênon de Cítion, Crísipo de Soli, Cleantes de Assos. Nesse período, a doutrina focava nas questões éticas.
Estoicismo Helenístico Romano – Tem como principais representantes os filósofos Panécio de Rodes, Posidônio de Apameia e Cícero. A Stoa média, como também é chamada, já era mais eclética.
Estoicismo Imperial Romano – Desenvolvida por filósofos como Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio. A Stoa nova tinha um caráter mais religioso.
Enfim, a justiça é essencial para que você haja com imparcialidade e não julgue segundo os seus interesses. Essa virtude está relacionada à integridade e honestidade.
O Estoicismo tem quatro pontos principais chamados de Virtudes:
Sabedoria prática (phronesis): que é a habilidade de passar e entender situações complexas de maneira calma, lógica, informada;
Coragem (andreia): Não é apenas do ponto de vista físico, mas sobretudo do ponto de vista moral, de fazer a coisa certa, enfrentando todas as situações com clareza, de forma íntegra, não movido pelo medo ou pela insegurança;
Justiça (dikaiosyne): Entender o que é a coisa certa, como interagimos com as pessoas, como tratamos a todos de forma justa, mesmo quando estão errados;
Temperança (sophrosyne): que é o exercício do autocontrole e autodomínio, buscando a moderação em todos os aspectos da sua vida, se desviando de qualquer excesso ou escassez no modo de vida;
Embora os estoicos tenham incorporado essas Virtudes em sua filosofia, não foram eles que as “criaram” inicialmente, mas sim, Platão.
Para Aristóteles, a justiça é virtude, é a procura de um bem comum. Um homem justo, virtuoso, é aquele que usa a sua justiça com o outro, ou seja, respeitando o outro.
É, portanto, a maior das virtudes, pois visa o bem estar do outro. Aristóteles, fundamenta também, a justiça na natureza. “O bem e o justo, objetos de que trata a ciência política, dão lugar a opiniões de tal forma divergentes e às vezes de tal forma degradadas, que se chegou até a sustentar que o justo e o bem existem apenas em virtude da lei e não têm nenhum fundamento na natureza”.
Summum Bonum é uma expressão de Cícero, o maior orador de Roma. Em latim, significa “o bem maior”.
Das Quatro Virtudes Estoicas, Marco Aurélio afirmou que a justiça era a mais importante. Para ele, era “a fonte de todas as outras virtudes”. Afinal, quão impressionante é a coragem se for apenas sobre interesse próprio? De que serve a sabedoria se não for usada para o mundo inteiro?
Para entender a virtude da justiça, devemos olhar para Cícero – que concordava com Marco Aurélio que “a justiça é a coroa de glória das virtudes”. Abrimos com a expressão Summum Bonum de Cícero.
Mas mais do que uma expressão, em seu tempo e ao longo da história, Cícero foi respeitado por viver essas palavras. John Adams disse: “Todas as eras do mundo não produziram um estadista e um filósofo maiores combinados” do que Cícero.
A justiça, em sua acepção subjetiva, apresenta três significações de extensão diferente, a saber: sentido latíssimo; sentido lato; sentido próprio ou estrito.
Em sentido latíssimo, justiça significa a virtude em geral: o justo é o virtuoso. Justiça significa, nesse caso, santidade. É esta a acepção do vocábulo em diversas passagens da Bíblia, em que o justo é equiparado ao santo. É o caso da expressão citada: “A justiça do simples dirige o seu caminho”.
Na filosofia estoica predominou, também, esse sentido amplo da justiça exercendo grande influência sobre o Direito Romano, nos textos do Digesto vamos encontrar o mesmo conceito: “Direito é a arte do bem e do equitativo” (Jus est ars boni et aequi).
E entre os precepta juris, de Ulpiano, vem, em primeiro lugar, o “viver honestamente” (honeste vivere).
Podemos destacar também outros pontos em comum: o pensamento abstrato como critério de verdade, para o estoicismo; os princípios unilaterais da individualidade, da sensação, da intuição ou da percepção, para o estoicismo e epicurismo; o princípio de negação de todo e qualquer critério de verdade, para o ceticismo.
Desta forma, o ideal do sábio e da vida virtuosa foi a solução encontrada pelos pensadores desta época frente a desintegração social.
Para os estoicos, o sábio é aquele que se atém à ideia do bem pelo próprio bem, sem se deixar mover por qualquer outra consideração, apetites ou dores (1981). A harmonia entre virtude e felicidade se torna a questão central. A consciência virtuosa
tem como virtude, mesmo que de forma circular (1981, p. 368), a própria conservação racional do homem.
A realidade moral consiste em se viver conforme a natureza. Realidade esta que, para Hegel, não passa de um ideal subjetivo, ela não representa uma moralidade concreta.
Ao situar a virtude no pensamento, os estoicos não encontram nenhum princípio concreto de autodeterminação racional, apenas indicaram boas razões para sermos virtuosos, tais como faziam, por exemplo, Marco Aurélio e Sêneca[2].
Ora, é esse um preceito de moral geral. Justiça é identificada aqui como a virtude em S. João Crisóstomo, o qual concebeu-a como o cumprimento dos mandamentos ou das obrigações em geral. Mas, em sentido estrito e próprio, a justiça designa uma virtude com objeto especial.
Nesse sentido, “a essência da justiça consiste em dar a outrem o que lhe é devido, segundo uma igualdade” (simples ou proporcional), conforme a definição lapidar de São Tomás de Aquino. Só é justiça propriamente dita, a relação que tem por objeto dar a outrem; o que lhe é devido; segundo uma igualdade.
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução: estudo bibliográfico e notas Edson Bini, Bauru, SP: EDIPRO, 2002.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política, tradução portuguesa de Carmen Varrialle et all, 8a ed., Brasília: Ed. UnB, 1995.
GODOI, Marciano Seabra de. Justiça, igualdade e direito tributário. São Paulo: Dialética.
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia de espírito. Petrópolis: Vozes, 2007b
HOLIDAY, Ryan. Diário estoico: 366 lições sobre sabedoria, perseverança e arte de viver. São Paulo: Intrínseca, 2021.
KANT, Immanuel. A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1995. Crítica da razão pura. Lisboa. Ed. Calouste Gulbenkian, 1985; Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Ed. 70; Prolegômenos a toda metafísica futura que queira apresentar-se como ciência. Lisboa: Ed. 70 e Crítica da razão prática. Rio de Janeiro: Ed. Tecnoprint.
KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Trad. João Batista Machado; rev. Silvana Vieira. 3ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 1991.
MARCO AURÉLIO. Meditações: COLEÇÃO GRANDES MESTRES DO ESTOICISMO. Traduzido por Edson Bini. São Paulo: Edipro,2019.
MONTORO, André Franco. Introdução à ciência do Direito. Ed. Revista dos Tribunais, 25. ed., 1999.
MOREIRA, Luiz. Fundamentação do Direito em Jürgen Habermas. Belo Horizonte: UFMG/FAFICH, 1999. NOGUEIRA, Antônio Henrique. O conceito de justiça na república de Platão. Dissertação apresentada na Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, 2000. Baseado no livro Ética a Nicômaco, tradução do grego para português, introdução e notas de Mário da Gama Kury, 3a ed., Brasília, Ed. UNB, 1999.
[1] Habermas propõe que sua ética discursiva deve romper com qualquer forma de racionalidade, ao defender que o princípio ético se fundamenta na ação desejante, nos sentimentos compartilhados. A Ética do Discurso de Habermas (1989a) é conhecida por sua sugestão de que a racionalidade e a argumentação deveriam guiar os seres humanos no processo de decisão daquilo que faz sentido e daquilo que aceitam como correto para suas vidas.
[2] Portanto, tanto o estoicismo quanto o epicurismo desembocam na unilateralidade, no dogmatismo e na contradição de si mesmo.
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Positivism, neopositivism, national-positivism. Resumo: O positivismo experimentou variações e espécies e chegou a ser fundamento...
Resumo: O crime propriamente militar, segundo Jorge Alberto Romeiro, é aquele que somente pode ser praticado por militar, pois consiste em...
Resumo: A extrema modernidade da obra machadiana que foi reconhecida por mais diversos críticos, deve-se ao fato de ter empregado em toda sua...
Hitler, a successful buffoon. Coincidences do not exist. Resumo: O suicídio de Hitler em 30 de abril de 1945 enquanto estava confinado no...
Fico estarrecida com as notícias, como a PL que pretende aumentar o número de ministros do STF. Nem a ditadura militar sonhou em...
Resumo: Afinal, Capitu traiu ou não traiu o marido? Eis a questão, o que nos remete a análise do adultério como crime e fato...
Resumo: O texto aborda de forma didática as principais mudanças operadas no Código Brasileiro de Trânsito através da Lei...
Resumo: A tríade do título do texto foi citada, recentemente, pelo atual Presidente da República do Brasil e nos faz recordar o...
A Rainha Elizabeth II morre aos noventa e seis anos de idade, estava em sua residência de férias, o Castelo Balmoral, na Escócia e,...
Resumo: Kant fundou uma nova teoria do conhecimento, denominada de idealismo transcendental, e a sua filosofia, como um todo, também fundou o...
Resumo: Traça a evolução do contrato desde direito romano, direito medieval, Código Civil Napoleônico até o...
Resumo: A varíola do macaco possui, de acordo com informe técnico da comissão do governo brasileiro, a taxa de letalidade...
A Lei do Superendividamento e ampliação principiológica do CDC. Resumo: A Lei 14.181/2021 alterou dispositivos do Código de...
Jô era um gênio... enfim, a alma humana é alvo fácil da dor, da surpresa dolorosa que é nossa...
Já dizia o famoso bardo, "há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia" Por sua vez,...
Resumo: Os alarmantes índices apontam para o aumento da violência na escola principalmente no retorno às aulas presenciais. Precisa-se...
Resumo: No total de setes Cartas Constitucionais deu-se visível alternância entre regimes fechados e os mais democráticos, com...
Resumo: Em 2008, a Suprema Corte dos EUA determinou que a emenda garantia o direito individual de possuir uma arma e anulou uma lei que proibia as...
Resumo: A comemoração do Dia do Trabalho e Dia do Trabalhador deve reverenciar as conquistas e as lutas por direitos trabalhistas em prol de...
Resumo: O Ministro da Saúde decretou a extinção do estado de emergência sanitária e do estado de emergência de...
Resumo: A existência do dia 19 de abril e, ainda, do Estatuto do Índio é de curial importância pois estabelece...
Resumo: O túmulo de ditadores causa desde vandalismo e depredação como idolatria e visitação de adeptos de suas...
Activism, inertia and omission in Brazilian Justice Justice according to the judge's conscience. Activisme, inertie et omission dans la justice...
Fenêtre de fête Resumo: A janela partidária é prevista como hipótese de justa causa para mudança de partido,...
Parecer Jurídico sobre os direitos de crianças e adolescentes portadores de Transtorno de Espectro Autista (TEA) no direito brasileiro...
Resumo: A Semana da Arte Moderna no Brasil de 1922 trouxe a tentativa de esboçar uma identidade nacional no campo das artes, e se libertar dos...
Resumo: Dois episódios recentes de manifestações em prol do nazismo foram traumáticos à realidade brasileira...
Resumo: O presente texto introduz os conceitos preliminares sobre os contratos internacionais e, ainda, o impacto da pandemia de Covid-19 na...
Impacto da Pandemia de Covid-19 no Direito Civil brasileiro. Resumo: A Lei 14.010/2020 criou regras transitórias em face da Pandemia de...
Autores: Gisele Leite. Ramiro Luiz Pereira da Cruz. Resumo: Diante da vacinação infantil a ser implementada, surgem...
Resumo: O não vacinar contra a Covid-19 é conduta antijurídica e sujeita a pessoa às sanções impostas,...
Resumo: A peça é, presumivelmente, uma comédia. Embora, alguns estudiosos a reconheçam como tragédia. Envolve pactos,...
Les joyeuses marraines de Windsor et les dommages moraux. Resumo: A comédia que sobre os costumes da sociedade elizabetana inglesa da época...
Resumo: Na comédia, onde um pai tenta casar, primeiramente, a filha de temperamento difícil, o que nos faz avaliar ao longo do tempo a...
Resumo: Hamlet é, sem dúvida, o personagem mais famoso de Shakespeare, a reflexão se sobrepõe à ação e...
Othello, o mouro de Veneza. Othello, the Moor of Venice. Resumo: Movido por arquitetado ciúme, através de Yago, o general Othello...
Baudrillard et le monde contemporain Resumo: Baudrillard trouxe explicações muito razoáveis sobre o mundo...
Resumo: Analisar a biografia de Monteiro Lobato nos faz concluir que foi grande crítico da influência europeia sobre a cultura...
Resumo: A inserção de mais um filtro recursal baseado em questão de relevância para os recursos especiais erige-se num...
A palavra “boçal” seja como substantivo como adjetivo tem entre muitos sentidos, o de tosco, grosseiro, estúpido,...
O motivo desse texto é a orfandade dos sem-trema, as vítimas da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. Depois dela, nem o...
Na contramão de medidas governamentais no Brasil, principalmente, em alguns Estados, entre estes, o Rio de Janeiro e o Distrito Federal...
Nosso país, infelizmente, ser negro, mestiço ou mulher é comorbidade. O espectro de igualdade que ilustra a chance de...
A efervescente mistura entre religião e política sempre trouxe resultados inusitados e danosos. Diante de recente pronunciamento, o atual...
Resumo: Sartre foi quem melhor descreveu a essência dos dramas da liberdade. Sua teoria definiu que a primeira condição da...
Resumo: O Direito Eleitoral brasileiro marca sua importância em nosso país que adota o regime democrático representativo,...
Em razão da abdicação de Dom Pedro I, seu pai, que se deu em 07 de abril de 1831, Dom Pedro, príncipe imperial, no mesmo dia...
Resumo: O pedido de impeachment do Ministro Alexandre de Moraes afirma que teria cometido vários abusos e ilegalidades no exercício do...
La mort de Dieu et de la Loi comme béquille métaphysique. Resumo: A difícil obra de Nietzsche nos ensina a questionar os dogmas,...
Resumo: Todo discurso é um dos elementos da materialidade ideológica. Seja em função da posição social...
Autores: Ramiro Luiz P. da Cruz Gisele Leite Há mais de um ano, o planeta se vê...
Resumo: Bauman foi o pensador que melhor analisou e diagnosticou a Idade Contemporânea. Apontando suas características,...
Resumo: O direito mais adequadamente se define como metáfora principalmente se analisarmos a trajetória...
Resumo: A linguagem neutra acendeu o debate sobre a inclusão através da comunicação escrita e verbal. O ideal é...
Clarifications about the Social Welfare State, its patterns and crises. Resumo: O texto expõe os conceitos de Welfare State bem como...
Resumo: O auxílio emergencial concedido no ano de 2020 foi renovado para o atual ano, porém, com valores minorados e, não se...
Resumo: A Filosofia cínica surge como antídoto as intempéries sociais, propondo mudança de paradigma, denunciando como...
A repercussão geral é uma condição de admissibilidade do recurso extraordinário que foi introduzida pela Emenda...
Resumo: A história dos Reis de Portugal conta com grandes homens, mas, também, assombrados com as mesmas fraquezas dos mais reles dos...
Resumo: Entender o porquê tantos pedidos de impeachment acompanhados de tantas denúncias de crimes de responsabilidade do atual...
Resumo: O STF decidiu por 9 a 1 que o direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição Federal brasileira...
Resumo: Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, os acordos internacionais de direitos humanos têm criado obrigações e...
Resumo: Apesar de reconhecer que nem tudo que é cientificamente possível de ser praticado, corresponda, a eticamente...
Considerado como o "homem da propina" no Ministério da Saúde gozava de forte proteção de parlamentares mas acabou...
Resumo: O direito do consumidor tem contribuição relevante para a sociedade contemporânea, tornando possível esta ser mais...
Resumo: O Ministro Marco Aurélio[1] representa um grande legado para a jurisprudência e para a doutrina do direito brasileiro e, seus votos...
Religion & Justice STF sur des sujets sensibles Resumo: É visível além de palpável a intromissão da...
Resumo: É inquestionável a desigualdade existente entre brancos e negros na sociedade brasileira atual e, ainda, persiste, infelizmente...
Resumo: A suspensão de liminares nas ações de despejos e desocupação de imóveis tem acenado com...
Resumo: O modesto texto expõe didaticamente os conceitos de normas, regras e princípios e sua importância no estudo da Teoria Geral do...
Resumo: O dia 22 de abril é marcado por ser o dia do descobrimento do Brasil, quando aqui chegaram os portugueses em 1500, que se deu...
Foi na manhã de 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, vulgo “Tiradentes”, deixava o calabouço,...
Deve-se logo inicialmente esclarecer que o surgimento da imprensa republicana[1] não coincide com a emergência de uma linguagem...
A manchete de hoje do jornal El País, nos humilha e nos envergonha. “Bolsonaro manda festejar o crime. Ao determinar o golpe militar de...
Resumo: Entre a Esfinge e Édito há comunicação inaugura o recorrente enigma do entendimento. É certo, porém,...
Resumo: Ao percorrer as teorias da democracia, percebe-se a necessidade de enfatizar o caráter igualitário e visando apontar suas...
O conceito de nação principiou com a formação do conceito de povo que dominou toda a filosofia política do...
A lei penal brasileira vigente prevê três tipos penais distintos que perfazem os chamados crimes contra a honra, a saber: calúnia que...
É importante replicar a frase de Edgar Morin: "Resistir às incertezas é parte da Educação". Precisamos novamente...
Resumo: O Pós-modernismo é processo contemporâneo de grandiosas mudanças e novas tendências filosóficas,...
Resumo: Estudos recentes apontam que as mulheres são mais suscetíveis à culpa do que os homens. Enfim, qual será a senha...
Resumo: Engana-se quem acredita que liberdade de expressão não tenha limites e nem tenha que respeitar o outro. Por isso, o Twitter bloqueou...
Resumo: Dotado da proeza de reunir todos os defeitos de presidentes anteriores e, ainda, descumprir as obrigações constitucionais mais...
Resumo: As mulheres se fizeram presentes nos principais movimentos de contestação e mobilização na história...
Resumo: A crescente criminalização da conduta humana nos induz à lógica punitiva dentro do contexto das lutas por...
The meaning of the Republic Resumo: O texto didaticamente expõe o significado da república em sua acepção da...
Resumo: O modesto texto aborda sobre as características da perícia médica previdenciária principalmente pela...
Resumo: Ao exercer animus criticandi e, ao chamar o Presidente de genocida, Felipe Neto acabou intimado pela Polícia Civil para responder por...