Carregando...
Gisele Leite - Articulista
Área do articulista

Professora universitária há mais de três décadas. Mestre em Filosofia. Mestre em Direito. Doutora em Direito. Pesquisadora-Chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas.

Presidente da ABRADE-RJ - Associação Brasileira de Direito Educacional. Consultora do IPAE - Instituto de Pesquisas e Administração Escolar.

 Autora de 29 obras jurídicas e articulista dos sites JURID, Lex-Magister, Portal Investidura, COAD, Revista JURES, entre outras renomadas publicações na área juridica.

Julgamento Poético
Bardo Jurídico volume1
Bardo Jurídico volume 2
Bardo Jurídico volume 3
Bardo Jurídico volume 3
Bruxo Juridico

Artigo do articulista

A censura equivocada às obras de Monteiro Lobato.

Resumo:

 

Analisar a biografia de Monteiro Lobato nos faz concluir que foi grande crítico da influência europeia sobre a cultura brasileira. E, se dedicou aos problemas da sociedade brasileira, sendo um nacionalista exacerbado, pois defendida sua pátria, cultura de seu povo e seus costumes. Produziu mais de cinquenta obras, utilizando linguagem simples e acessível capaz de expressar as tensões sociais, políticas e econômicas daquela época. E, lutou pessoalmente através da imprensa, pelo saneamento básico, pela exploração do petróleo e o ferro, pela educação e saúde do país. Apesar de todas as qualidades e defeitos, foi vítima alvejada pelo império do politicamente correto que nos conduz a conclusões e censuras equivocadas.

 

Palavras-Chave: Monteiro Lobato. Racismo. Crítico. Nacionalista. Politicamente Correto.

 

 

 

Sob a ditadura do politicamente correto[1], consolidou-se a censura as obras de Monteiro Lobato. Censuradas porque ainda se verifica por diversos entendimentos, que apesar de mantida sua distribuição e circulação, as mesmas devem conter notas explicativas e, mesmo advertência explícita com a finalidade de melhor contextualizar o tempo e espaço em que foram escritas.

 

Os críticos de Monteiro Lobato utilizaram-se de passagens famosas de obras infantis como “Caçadas de Pedrinho” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, sobre as quais existem referências ao negro com estereótipos carregados de preconceito e racismo.

 

Assim, os críticos recomendam o banimento dessas obras, bem como postulam melhor capacitação dos educadores para que possam utilizá-las de forma adequada conforme os nobre princípios da Educação. Portanto, tornou-se obrigatória a presença de nota explicativa nas obras, principalmente, com referência as questões étnico-raciais.

 

As obras de Lobato, como por exemplo, as alusões aos atributos de Tia Nastácia e de tantas outras personagens que marcaram as suas obras e, de certa forma, formaram a própria História do Brasil. As narrativas literárias são relevantes também para o estudo do Direito e da sociedade mais até que a maioria dos tratados e manuais existentes.

 

Enfim, sob o império do politicamente correto, até a derrubada da estátua de Voltaire já foi realizada. Não por acaso que nos regimes totalitários, há sempre a justiça de plantão a decretar a prisão de algum escritor, ou jornalista, a fim de manter a ordem pública e a paz social... E, o valor simbólico de tudo é bastante robusto.

 

O que nos faz lembrar, por exemplo, da obra de George Orwell, onde o Ministério da Verdade, há quem seja encarregado de eliminar registros, documentos e quaisquer evidências que contradissessem as verdades proferidas pelo Grande Irmão.  Há sempre quem tenha a tarefa de reescrever a história da nação segundo a doutrina do partido e, a manipulação de manchetes e notícias que são reeditadas, traduzindo a clara manipulação dos fatos. Observem que a existência de fake news não é recente...

 

Preocupa-me o que dirão daqui uns quinhentos ou seiscentos anos do que fazemos hoje... o que falarão a respeito da justiça contemporânea e o judiciário, principalmente, a respeito do sopesamento de princípios constitucionais e de toda axiologia dinâmica e frugal que praticamos.

 

Insisto em concordar com Lenio Streck e André Karam Trindade em seu artigo intitulado "A perseguição jurídica a Monteiro Lobato" e dirigido aos que insistem em denegrir o autor, sendo equivocada a seletiva censura imposta, afinal, precisamos superar a hermenêutica que tanto nos amedronta nesse corrente século.

 

A polêmica sempre esteve presente na vida e obra de Monteiro Lobato, basta lembrar que na Semana de Arte Moderna, de 1922, ele escreveu uma crítica contra a pintura de Anita Malfatti, quando era incompreendida. Ainda na Era Vargas, Lobato opôs-se ao governo porque defendia a exploração de petróleo.

 

Lobato foi ferrenho crítico do movimento modernista e, tudo iniciou com sua resenha a respeito da segunda exposição individual da pintora Anita Malfatti que voltara de viagem dos EUA, onde passou um biênio estudando as principais correntes artísticas. O que para Lobato significava um risco temerário para o desenvolvimento de arte genuinamente brasileira. Por conta dessa rivalidade, Monteiro Lobato foi considerado um autor pré-modernista.

 

Os já alcunhados “valores lobatianos” de pensar, agir, e de se posicionar eram constantes na família e creio que ecoaram também entre seus leitores. E, trata-se do gosto pela leitura, da capacidade de pensamento crítico, do amor à arte, ao desenho e à pintura e de uma imaginação e criatividade poderosas, além do empreendedorismo e do gosto pela aventura.

 

É indispensável contextualizar o momento histórico da época e depois colocar Lobato dentro do momento social em que viveu. Inegavelmente o país foi colonizado e que os colonizadores escravizaram índios brasileiros e, trouxeram ainda os escravos africanos. E, dessa confluência de raças e culturas formou nosso país, adentrou em nossa consciência e nossas estruturas sociais.

 

Entre 2000 a 2010 houve ação contra a obra “Caçadas de Pedrinho”, onde o acusavam de ser racista. A ação resultou na decisão de colocar em catálogo que o livro deveria ser mediado por um adulto. Ao reler os livros, concordei com a decisão.

 

As obras infantis de Lobato contêm expressões, frases e descrições que não podem passar, mas que servem para abrir a discussão sobre o preconceito, entre outros temas. Enfim, não há mais espaço nem tolerância para piadas racistas, homofóbicas ou misóginistas. Não basta mais afirmar que não é racista, é necessário se posicionar como antirracista e, por isso, se propõe atualizar o legado deixado por Lobato. O que foi feito por sua bisneta.

 

Independente disso, o preconceito[2] estrutural profundo é existente e vigente no país, e entender que viver com igualdade significa também respeitar as diferenças.

 

Paradoxalmente, apesar de defender a arte puramente brasileira, foi considerado um americanista, pois era conhecedor e quiçá admirador das conquistas e valores norte-americanos. E, o encanto surgiu justamente em razão de sua viagem aos EUA entre 1926 a 1930 e, chegou até atuar na União Cultural Brasil- EUA. Depois, se demitira, pois viu todo o vigor econômico se transformar em opressão na América Latina.

 

Lobato era um crítico ao governo de Vargas e, o que o fez se aproximar perigosamente das ideias comunistas, chegou enviar cartas à Getúlio Vargas criticando sua gestão sobre o petróleo brasileiro, e por isso, fora condenado a seis meses de prisão por injúria ao Estado. Depois desse tempo, foi convidado a se unir ao Partido Comunista da época, mas recusou. Não queria entrar para vida política brasileira[3]. Cogitam alguns que seu maior defeito era um nacionalismo ideológico quase extremista.

 

Após acompanhar pesquisas sobre a saúde pública no bairro carioca de Manguinhos, Lobato transformou o personagem Jeca Tatu num símbolo importante para o saneamento básico no Brasil. Procurou através de contos, anúncios e quadrinhos conscientizar a população do problema sanitário e ainda pressionar a elite para promover o atendimento do serviço ao povo.

 

Convém recordar que a figura do Jeca Tatu, criada por Monteiro Lobato, chamou a atenção de Rui Barbosa que o citou em discurso em plena campanha presidencial de 1918, como um protótipo do caipira brasileiro, abandonado à miséria pelos poderes públicos. Assim, a divulgação de Jeca Tatu chegou a todo o país, para alguns um tipo exagerado e, para outros, absolutamente fiel.

 

Jeca Tatu foi modelo de caipira não idealizado e, está presente no livro Urupês, da saga criada por Lobato para adultos. Revela painel composto por quatorze narrativas, a real situação do trabalhador campestre de São Paulo, o que não era agradável para as autoridades políticas da época e, também, para os intelectuais.

 

Jeca Tatu era o retrato produzido pelo abandono do Estado, vivendo à mercê de enfermidades típicas de países atrasados, míseros e sofredores de atraso econômico. Trazia uma visão realista e longe das utopias que moldavam o caboclo brasileiro naquela época.

 

Monteiro Lobato foi politicamente perseguido tanto que chegou a mudar-se para Argentina onde viveu por um ano. Em 1947 regressou ao Brasil e, morreu no ano seguinte em decorrência de problemas cardíacos. Em sua homenagem, o dia 18 de abril, que é o dia de seu nascimento, é comemorado o Dia Nacional do Livro infantil.

 

Registre-se que em 30 de junho de 2010, a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação acatou solicitação encaminha pela Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial que dizia respeito a denúncia feita à Ouvidoria da SPPIR por Antônio Gomes da Costa Neto questionando a utilização pela Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, de livro que veicularia preconceitos e estereótipos contra grupos étnico-raciais.

 

Logo, a denúncia galgou visibilidade, pois o mesmo livro, da Editora Globo, era distribuído pelo Programa Nacional de Biblioteca na Escola e tido por muitas décadas como obra de referência em escolas públicas e particulares de todo Brasil. E, diante disso, os Conselhos CEB e CNE produziram pareceres que foram alvo de controvérsia midiática.

 

Monteiro Lobato, segundo revelou o estudo publicado em 2013, era racista. Uma conclusão precipitada e pouco coerente. Como escritor era próximo dos médicos Renato Kehl e Arthur Neiva que tanto difundiram o conceito de eugenia no Brasil e, também fora membro da Sociedade Eugênica de São Paulo.

 

Consigne-se, em tempo, que Monteiro Lobato foi o primeiro escritor na literatura infantil a utilizar personagens de nossa cultura, folclóricos e de histórias tradicionais, particularmente, contadas no interior do Brasil. Como é o caso da Cuca e do Saci Pererê.

 

Em seu livro o “Picapau Amarelo”, o autor misturou personagens do universo real com seres ficcionais, fossem nacionais e internacionais. Também reverenciou a mitologia grega, caso de Pégaso e Quimera e, ainda, os clássicos da literatura europeia como Dom Quixote.

 

Lobato era, no mínimo uma figura contraditória, pois como editor, publicou obra de Lima Barreto, que era um autor negro, quando ninguém queria fazê-lo. E, mesmo com a reedição de “Narizinho Arrebitando”, com a retirada de trechos racistas, não apaga a marca do preconceito presente na obra de Lobato. Enfim, sua obra deve continuar disponível para leitura, como exemplo de uma época e, de um país que ainda precisar superar o racismo e suas consequências.

 

Toda celeuma com as obras de Monteiro Lobato envolveu diversas instâncias da sociedade brasileira, notadamente, as questões sobre censura e o direito à liberdade de expressão. Em 1996, os herdeiros de Monteiro Lobato tomaram a iniciativa de sugerir à Editora Brasiliense, até então a única detentora das obras, a reformulação dos livros e da coleção infantil, a fim de que apresentassem aspecto mais moderno com relação as ilustrações coloridas e nova paginação.

 

E, as tratativas continuaram em 1997, porém fracassaram, porque a editora não efetuou o investimento necessário. Em 2007, por meio de acordo com os herdeiros, o STJ estabeleceu a rescisão contratual definitiva e concedeu à Editora Globo os direitos exclusivos sobre a obra de Monteiro Lobato, até 2018, ano em que o legado do autor entrou para o domínio público, pois já se passaram setenta anos de sua morte.

 

As conclusões sobre o racismo de Lobato têm um viés profundamente maniqueísta, ignorando as ambivalências, contradições que possam estar presentes na escrita do autor. Em outro livro, intitulado "O Presidente Negro", Lobato descreveu um conflito racial no futuro, após a eleição de um negro para a Presidência dos EUA, e, por meio de um alter ego, defendia o desaparecimento da raça negra por meio de esterilização de seus membros.

 

Atente-se, ainda, que a grande variedade de definições de raças, ao longo do tempo de atividade intelectual de Lobato, tornou as avaliações sobre sua obra e opiniões mais complexas. Em verdade, não tinha mentalidade racista, mas fazia denúncia pungente dos maus-tratos infligidos à uma menina da raça negra. Assim, conclui-se, que um racista autêntico jamais denunciarei tal fato em um conto.  Afinal, quem denuncia, não compactua com o mal apontado.

 

Precisamos julgar o autor pelos padrões vigentes da época em que viveu, e não da época em que vivemos, pois se assim for, Shakespeare seria censurável, pois criou personagem que é protótipo de judeu usurário e desalmado (Fagin, em Mercador de Veneza), Otelo, o Mouro de Veneza é uma das mais comoventes tragédias de Shakespeare e, abordou temais universais tais como ciúme, traição, amor, inveja e racismo. Aliás, os sinais de racismo permeiam toda a peça, como na fala de Iago, o inimigo secreto de Otelo, em conversar com o pai de Desdêmona: - "agora mesmo, neste momento, um velho bode negro está cobrindo vossa ovelha branca"..., ou mesmo, Charles Dickens que criou outro personagem judeu que explorava crianças, ensinando-as a roubar (em Oliver Twist).

 

Sem contar, o famoso livro de Agatha Christie (1890-1976) fez tanto sucesso como "O caso dos dez negrinhos", foi publicado em 6 de novembro de 1939, obtendo expressivo êxito comercial, mas é lembrada as vezes, por ter se inspirado numa cantiga de roda do século XIX, por isso, a obra já foi tachada de racista e causou polêmica em países como a Alemanha. A mesma Alemanha que promoveu a destruição dos judeus, culminando na morte aproximadamente de seis milhões de judeus durante o Holocausto de 1941 a 1945.

 

Questiona-se ainda, Huckleberry Finn seria racista? Foi essa pergunta feita na tese de doutorado na USP pela tradutora Vera Lúcia Ramos. Não é. A obra, em verdade, ataca o racismo. Há a caracterização positiva do negro, explica

a tradutora, o termo "nigger" cumpre o papel de denúncia. Aliás, Mark Twain explicita a maneira desrespeitosa de como os negros eram tratados. Enfim, Mark Twain continua sendo um dos mais amados autores dos EUA e Huckleberry Finn uma das obras mais polêmicas.

 

A premiada Ruth Rocha, uma das mais lidas autoras de literatura infantojuvenil, argumenta que a obra de Lobato é tão magnífica que se defende sozinha. E, afirma, com razão, que literatura não é pedagogia e descabe censura. O professor Luís Camargo, um dos autores de Monteiro Lobato: livro a livro, que foi agraciado com o Prêmio Jabuti em 2009, considera triste esse episódio, e toma uma premissa estreita. Ao invés de discriminar Lobato, seria melhor enfatizar as obras que contemplam a estima das crianças negras.

 

Razão tem Ziraldo que afirma explicitamente que o politicamente correto é ridículo. Eles querem que chame anão de “pessoa verticalmente prejudicada”. Talvez, quem não saiba ler contextualizadamente, deva ser chamado de pessoa de “alfabetização prejudicada”.

 

 

 

 

Referências:

 

BERNARDO, André.  Cancelar autores racistas ou editar livros polêmicos? Especialistas opinam. Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/10/08/cancelar-autores-racistas-ou-editar-trechos-polemicos-especialistas-opinam.htm

Acesso em 06.11.2021.

 

BOLDORINI, Marília Garcia; MORAES, Talza Mara Rauen. Monteiro Lobato: racista ou retratista de seu tempo? Disponível em:  http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/1441Acesso em 05.11.2021.

 

FRANCISCO, Severino. Escritores e professores discutem o veto a obra de Monteiro Lobato na escola. Disponível em:  https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2010/11/28/interna_diversao_arte,225023/escritores-e-professores-discutem-veto-a-obra-de-monteiro-lobato-na-escola.shtml+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br     Acesso em 6.11.2021.

FERES JÚNIOR, João; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes; EISENBERG, Zena Winona. Monteiro Lobato e o Politicamente correto. Disponível em:  https://www.scielo.br/j/dados/a/r8hZK3PfdQ4fVXN4nW9ZCSs/?format=pdf&lang=pt     Acesso em 5.11.2021.

FUKS, Rebeca. 7 Obras importantes de Monteiro Lobato comentadas. Disponível em: https://www.culturagenial.com/obras-importantes-monteiro-lobato-comentadas/   Acesso em 5.11.2021.

LAJOLO, Marisa. A figura do negro em Monteiro Lobato. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/monteirolobato/outros/lobatonegros.pdf Acesso em 05.11.2021.

LOBATO, Cléo Monteiro. Obras de Monteiro Lobato passam por atualização após acusações de racismo. Disponível em:    https://veja.abril.com.br/cultura/obras-de-monteiro-lobato-passam-por-atualizacao-apos-acusacoes-de-racismo/    Acesso em 6.11.2021.

LOBATO, Monteiro (1947). “Velha praga”. In: LOBATO, Monteiro. Urupês. 2. ed. São Paulo: Brasiliense.

LOBATO, Monteiro (1947). “Urupês”. In: LOBATO, Monteiro. Urupês. 2. ed. São Paulo: Brasiliense.

LOBATO, Monteiro (1956). Reinações de Narizinho. 6.ed. São Paulo: Brasiliense.

LOBATO, Monteiro (1956a). Memórias da Emília. São Paulo: Brasiliense.

MASSON, C.; MAIA JÚNIOR, H.; TURRER, R. Monteiro Lobato merece ser censurado? Época, 6 nov. 2010. Disponível em:  http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI185574-15220,00.html   Acesso em 05.11.2021.

LORENTE, Judith Urbano. O racismo nos Estados Unidos e Charles Dickens.

Disponível em: https://theconversation.com/el-racismo-en-estados-unidos-y-charles-dickens-140164 Acesso em 06.11.2021.

MIRANDA, Célia Arns. As Controvérsias Raciais em Otelo de William Shakespeare.

Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/download/14576/12211 .

Acesso em 06.11.2021.

Revista Galileu. 10 fatos sobre Monteiro Lobato, criador do Sítio do Picapau Amarelo. Disponível em:   https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2018/04/10-fatos-sobre-monteiro-lobato-criador-do-sitio-do-picapau-amarelo.html Acesso em 05.11.2021.

STRECK, Lenio Luiz; TRINDADE, André Karam. A perseguição jurídica a Monteiro Lobato. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2021-nov-04/senso-incomum-perseguicao-juridica-monteiro-lobato   Acesso em 06.11.2021.

VIEIRA JÚNIOR, Itamar. Monteiro Lobato da Minha Infância. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/monteiro-lobato-da-minha-infancia/

Acesso em 5.11.2021.

[1] O termo "politicamente correto" foi usado com pouca frequência até última parte do século XX, porém essa expressão apareceu na Suprema Corte dos EUA, em 1793 durante julgamento de um processo político. O termo foi usado por negros ativistas, pela esquerdam feministas e membros do movimento estudantil. Era inicialmente usado por minorias, e tinha conotação irônica. Já nos anos noventa, deixou de ser termo usado pelas minorias. Quando a nova direito adotou o termo para criticar principalmente professores e acadêmicos dizendo que eram radicais em seus discursos e que quem não seguia tais regras era hostilizado e punido. Era contrário ao chamado marxismo cultural. Alguns comentaristas de esquerda afirmam que os conservadores adotaram o termo como estratégia para desviar a atenção sobre questões mais substantivas de discriminação e coo parte de ampla guerra cultural contra o liberalismo nos EUA. A expressão “politicamente correto” se firmou na língua inglesa como parte de uma ofensiva da direita estadunidense nas chamadas guerras culturais dos anos 1980 e 1990. Embora haja ocorrências da expressão em textos da New Left (a Nova Esquerda), foi naquelas batalhas que o termo passou a funcionar como designação de um suposto autoritarismo policialesco da esquerda no uso da linguagem. A esfera do politicamente correto abrangeria classe, raça, gênero, orientação sexual, nacionalidade, descapacitação e outros marcadores de subalternidade. Mas, sem dúvida, o exemplo paradigmático sempre foi racial.

[2]  Durante longo tempo, Monteiro Lobato foi considerado pela crítica como defensor da comunidade negra e afrodescendente no início do século XX, período marcado por intensas tensões devido à abolição da escravatura e a mudança de regime política. Analisando a biografia de Lobato percebe-se que toda sua trajetória intelectual passou por diversas fases. A possibilidade de adesão do autor às formulações de Galton vai em contra os posicionamentos em defesa de que sua produção literária valorizou o negro num período em que a sociedade o considerava inferior, através de equiparação de valores sociais, da valorização da cultura popular e do protagonismo, o qual bem representaria uma ambiguidade existente em seu pensamento intelectual.

[3]     Ao contrário de muitos intelectuais e artistas de sua época, Lobato não buscou cargos no governo, nem se exilou no exterior. Além disso, não renunciou a sua veia satírica e mordaz, principalmente quando na crítica à burocracia. Seu livro Memórias da Emília é provavelmente seu livro mais transgressor, desde as atitudes da boneca de pano, agora autora, que duvida, já nas primeiras linhas da narrativa, da veracidade do gênero autobiográfico, que escolhe, até a exposição, de forma original, de seus conceitos, conforme explica para Dona Benta, o que entende por verdade, a saber: Verdade é uma espécie de mentira bem pregada, das que ninguém desconfia.

Artigos Anteriores

Reforma da Código Civil brasileiro

Reforma da Código Civil brasileiro Reform of the Brazilian Civil Code   Resumo: O Código Civil brasileiro vigente é um...

Considerações sobre a dosimetria da pena no ordenamento jurídico brasileiro.

Considerações sobre a dosimetria da pena no ordenamento jurídico brasileiro.   Resumo: Um dos temas mais relevantes do Direito...

A história da raça

A história da raça The history of the race Resumo. Em verdade, o conceito de raça tido como divisão aproximada dos humanos...

A Educação Platônica

A Educação Platônica Ou a sabedoria na Paideia justa.   Resumo: Pretendeu-se trazer algumas considerações sobre...

Regulamentação de Redes Sociais.

Regulamentação de Redes Sociais. Regulation of Social Networks.   Resumo: Lembremos que o vigente texto constitucional brasileiro...

Necropolítica brasileira.

Necropolítica brasileira. Brazilian necropolitics. Resumo: O termo "necropolítica" foi criado pelo filósofo Achille Mbembe em 2003...

O imponderável

  O imponderável     É aquilo que não se pode pesar ou ponderar, o que não tem peso apreciável,...

Considerações sobre mediação escolar

  Considerações sobre mediação escolar   Resumo: Em síntese, a mediação escolar é mais...

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

                           &...

Diga não ao Bullying e ao cyberbullying

Diga Não ao Bullying.   O dia 7 de abril é conhecido pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola...

Liberdade de Expressão

 Liberdade de Expressão     A dimensão da liberdade de expressão com advento das redes sociais e demais...

Evolução histórica do bullying

Evolução histórica do bullying     Bullying[1] é vocábulo de origem inglesa e, em muitos países...

Trabalhadores por aplicativo

Trabalhadores por aplicativo     Em recente pesquisa do IBGE apontou que, em 2022, o país tinha 1,5 milhão de pessoas que...

A sexualidade e o Direito.

A sexualidade e o Direito. Sexualité et loi.   Resumo: O Brasil do século XXI ainda luta por um direito democrático da...

Sabatina de Dino e Gonet.

  Sabatina de Dino e Gonet.   Resumo: A palavra "sabatina" do latim sabbatu, significando sábado. Originalmente, era...

Darwinismo social e a vida indigna

Darwinismo social e a vida indigna   Autora: Gisele Leite. ORCID 0000-0002-6672-105X e-mail: professora2giseleleite2@gmail...

Velha República e hoje.

Velha República e hoje.   Resumo:   A gênese da república brasileira situa-se na República da Espada, com o...

Reticências republicanas...

Reticências republicanas...   Resumo: No ano de 1889, a monarquia brasileira conheceu um sincero declínio e, teve início a...

Suprema Corte e Tribunal Constitucional nas democracias contemporânea

Suprema Corte e Tribunal Constitucional nas democracias contemporânea   Resumo: A história do Supremo Tribunal Federal é da...

A Etiologia da Negligência Infantil

Etiologia da negligência infantil Resumo: É perversa a situação dos negligentes que foram negligenciados e abandonados...

Assédio Moral e Assédio Sexual no ambiente do trabalho.

Assédio Moral e Assédio Sexual no ambiente do trabalho. Resumo: Tanto o assédio moral como o sexual realizam...

Verdade & virtude no Estoicismo

Verdade & virtude no Estoicismo   Resumo: Não seja escravo de sentimentos. Não complique e proteja sua paz de espírito...

Educação inclusiva

Educação inclusiva Diferenças e interseções.     A educação inclusive é, sem...

Esferas da justiça e igualdade complexa.

Esferas da justiça e igualdade complexa. Spheres of justice and complex equality.   Resumo: Walzer iniciou sua teoria da justiça...

Obrigatória a implementação do Juiz das Garantias

Obrigatória a implementação do Juiz das Garantias   Finalmente, em 24 de agosto do corrente ano o STF considerou...

Parecer Jurídico sobre Telemedicina no Brasil

Parecer Jurídico sobre Telemedicina no Brasil Gisele Leite. Professora universitária há três décadas. Mestre em Direito...

A descriminalização do aborto no Brasil e a ADPF 442.

A descriminalização do aborto no Brasil e a ADPF 442. The decriminalization of abortion in Brazil and the ADPF 442. Autores: Gisele Leite...

O feminino em Machado de Assis

The feminine in Machado de Assis Between story and history.   Resumo:  A importância das mulheres traçadas por Machado de...

A filosofia de Machado de Assis

A filosofia de Machado de Assis Animais do mundo...

A crítica a Machado de Assis por Sílvio Romero

A crítica a Machado de Assis por Sílvio Romero Resumo: Ao propor a literatura crítica no Brasil, Sílvio Romero estabeleceu...

Educação em Direitos Humanos

  Para analisarmos o sujeito dos direitos humanos precisamos recordar de onde surgiu a noção de sujeito com a filosofia moderna. E,...

Caminhos e descaminhos da Filosofia do Direito Contemporâneo.

Paths and detours of the Philosophy of Contemporary Law. Resumo: O direito contemporâneo encontra uma sociedade desencantada, tendo em grande...

A influência do estoicismo no Direito.

  Resumo: A notável influência da filosofia estoica no direito romano reflete no direito brasileiro. O Corpus Iuris Civilis, por sua...

Considerações sobre a Magna Carta de 1215.

Resumo: O regime político que se consolidou na Inglaterra, sobretudo, a partir do século XVII, foi o parlamentarismo...

Insight: A Peste de Camus

     Insight: The Camus Plague    Bubonic Plague and Brown Plague   Resumo: Aproveitando o movimento Direito &...

O Tribunal e a tragédia de Nuremberg.

O Tribunal e a tragédia de Nuremberg.   Resumo O Tribunal de Nuremberg representou marco para o Direito Internacional Penal[1],...

Breves considerações sobre os Embargos de Declaração.

Breves considerações sobre os Embargos de Declaração.   Resumo: Reconhece-se que os Embargos de...

As polêmicas do processo civil

Controversies of civil procedure. Resumo: As principais polêmicas consistiram na definição da actio romana, o direito de...

Parecer Jurídico sobre o uso de mandado de segurança em face de ato judicial no direito brasileiro.

Gisele Leite. Professora universitária há três décadas. Mestre em Direito. Mestre em Filosofia. Doutora em Direito...

Sabedoria de Polônio.

  Resumo: Em meio aos sábios conselhos de Polônio bem como de outros personagens nas obras de William Shakespeare e, ainda, a...

A polêmica sobre a fungibilidade recursal e o CPC/2015.

A polêmica sobre a fungibilidade recursal e o CPC/2015. Resumo: Ainda vige acirrada polêmica acerca de fungibilidade recursa e...

Lolita de Nabokov.

  Nabokov é reconhecido como pertencente ao Olimpo da literatura russa, bem ao lado de Fiodor Dostoiévski, Liev Tolstói e...

Garantismo penal versus realidade brasileira

Resumo: No confronto entre garantistas e punitivistas resta a realidade brasileira e, ainda, um Judiciário entrevado de tantas demandas. O mero...

Prova pericial, perícia e da declaração de óbito no direito processual civil e direito previdenciário

Resumo: O presente artigo pretende explicar a prova pericial no âmbito do direito processual civil e direito previdenciário,...

Entre o Bardo e o Bruxo.

Resumo: O ilustre e renomado escritor inglês William Shakespeare fora chamado em seu tempo de "O Bardo", em referência aos antigos...

Entre perdas e ganhos da principiologia constitucional brasileira

Resumo O presente texto pretende analisar a evolução das Constituições brasileiras, com especial atenção o...

O rei não morre.

  Edson Arantes do Nascimento morreu hoje, no dia 29 de dezembro de 2022, aos oitenta e dois anos. Pelé, o rei do futebol é imortal...

ChildFree

Resumo: É recomendável conciliar o atendimento aos princípios da dignidade da pessoa humana e da livre iniciativa, dessa forma...

O significado da Justiça.

Resumo: O Poder Judiciário comemora o Dia da Justiça nesta quinta-feira, dia oito de dezembro de 2008 e, eventuais prazos processuais que...

Positivismo, neopositivismo, nacional-positivismo.

Positivism, neopositivism, national-positivism. Resumo: O positivismo experimentou variações e espécies e chegou a ser fundamento...

Em busca do conceito do crime propriamente militar.

 Resumo: O crime propriamente militar, segundo Jorge Alberto Romeiro, é aquele que somente pode ser praticado por militar, pois consiste em...

HUMOR E IRONIA NO MACHADO

Resumo: A extrema modernidade da obra machadiana que foi reconhecida por mais diversos críticos, deve-se ao fato de ter empregado em toda sua...

Hitler, um bufão de sucesso.

Hitler, a successful buffoon. Coincidences do not exist. Resumo: O suicídio de Hitler em 30 de abril de 1945 enquanto estava confinado no...

De 11 para 16 ministros.

  Fico estarrecida com as notícias, como a PL que pretende aumentar o número de ministros do STF. Nem a ditadura militar sonhou em...

Decifrando Capitu

Resumo: Afinal, Capitu traiu ou não traiu o marido? Eis a questão, o que nos remete a análise do adultério como crime e fato...

Mudanças no Código Brasileiro de Trânsito

Resumo: O texto aborda de forma didática as principais mudanças operadas no Código Brasileiro de Trânsito através da Lei...

Deus, pátria e família.

Resumo: A tríade do título do texto foi citada, recentemente, pelo atual Presidente da República do Brasil e nos faz recordar o...

A morte da Rainha Elizabeth II

A Rainha Elizabeth II morre aos noventa e seis anos de idade, estava em sua residência de férias, o Castelo Balmoral, na Escócia e,...

Kant é tão contemporâneo

Resumo: Kant fundou uma nova teoria do conhecimento, denominada de idealismo transcendental, e a sua filosofia, como um todo, também fundou o...

A evolução doutrinária do contrato

Resumo: Traça a evolução do contrato desde direito romano, direito medieval, Código Civil Napoleônico até o...

A varíola dos macacos.

Resumo: A varíola do macaco possui, de acordo com informe técnico da comissão do governo brasileiro, a taxa de letalidade...

A Lei do Superendividamento e ampliação principiológica do CDC.

A Lei do Superendividamento e ampliação principiológica do CDC. Resumo: A Lei 14.181/2021 alterou dispositivos do Código de...

Adeus ao Jô.

  Jô era um gênio... enfim, a alma humana é alvo fácil da dor, da surpresa dolorosa que é nossa...

Entre o céu e a terra.

  Já dizia o famoso bardo, "há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia" Por sua vez,...

Aumento da violência escolar na escola brasileira.

Resumo: Os alarmantes índices apontam para o aumento da violência na escola principalmente no retorno às aulas presenciais. Precisa-se...

Breves Considerações sobre as Constituições brasileiras.

Resumo: No total de setes Cartas Constitucionais deu-se visível alternância entre regimes fechados e os mais democráticos, com...

Massacre na Escola texana.

  Resumo: Em 2008, a Suprema Corte dos EUA determinou que a emenda garantia o direito individual de possuir uma arma e anulou uma lei que proibia as...

Primeiro de Maio.

Resumo: A comemoração do Dia do Trabalho e Dia do Trabalhador deve reverenciar as conquistas e as lutas por direitos trabalhistas em prol de...

Efeitos do fim do estado de emergência sanitária no Brasil.

Resumo: O Ministro da Saúde decretou a extinção do estado de emergência sanitária e do estado de emergência de...

19 de abril, Dia dos povos indígenas.

 Resumo: A existência do dia 19 de abril e, ainda, do Estatuto do Índio é de curial importância pois estabelece...

O túmulo dos ditadores.

Resumo: O túmulo de ditadores causa desde vandalismo e depredação como idolatria e visitação de adeptos de suas...

Ativismo, inércia e omissão na Justiça Brasileira.

Activism, inertia and omission in Brazilian Justice Justice according to the judge's conscience. Activisme, inertie et omission dans la justice...

Janela partidária

Fenêtre de fête Resumo: A janela partidária é prevista como hipótese de justa causa para mudança de partido,...

Parecer Jurídico sobre os direitos de crianças e adolescentes portadores de Transtorno de Espectro Autista (TEA) no direito brasileiro vigente.

Parecer Jurídico sobre os direitos de crianças e adolescentes portadores de Transtorno de Espectro Autista (TEA) no direito brasileiro...

O significado da Semana da Arte Moderna de 1922.

Resumo: A Semana da Arte Moderna no Brasil de 1922 trouxe a tentativa de esboçar uma identidade nacional no campo das artes, e se libertar dos...

Apologia ao nazismo é crime.

Resumo: Dois episódios recentes de manifestações em prol do nazismo foram traumáticos à realidade brasileira...

Considerações preliminares sobre contratos internacionais.

Resumo: O presente texto introduz os conceitos preliminares sobre os contratos internacionais e, ainda, o impacto da pandemia de Covid-19 na...

Impacto da Pandemia de Covid-19 no Direito Civil brasileiro.

Impacto da Pandemia de Covid-19 no Direito Civil brasileiro.   Resumo: A Lei 14.010/2020 criou regras transitórias em face da Pandemia de...

Duelo de titãs[1].

Autores: Gisele Leite. Ramiro Luiz Pereira da Cruz.   Resumo: Diante da vacinação infantil a ser implementada, surgem...

Considerações sobre o não vacinar contra Covid-19 no Brasil.

Resumo: O não vacinar contra a Covid-19 é conduta antijurídica e sujeita a pessoa às sanções impostas,...

Tudo está bem quando acaba bem.

Resumo: A peça é, presumivelmente, uma comédia. Embora, alguns estudiosos a reconheçam como tragédia. Envolve pactos,...

As Alegres comadres de Windsor e o dano moral.

Les joyeuses marraines de Windsor et les dommages moraux. Resumo: A comédia que sobre os costumes da sociedade elizabetana inglesa da época...

Domada Megera, mas nem tanto.

Resumo: Na comédia, onde um pai tenta casar, primeiramente, a filha de temperamento difícil, o que nos faz avaliar ao longo do tempo a...

Hamlet: o último ato.

Resumo: Hamlet é, sem dúvida, o personagem mais famoso de Shakespeare, a reflexão se sobrepõe à ação e...

Othello, o mouro de Veneza.

Othello, o mouro de Veneza. Othello, the Moor of Venice.   Resumo: Movido por arquitetado ciúme, através de Yago, o general Othello...

Baudrillard e mundo contemporâneo.

Baudrillard et le monde contemporain     Resumo: Baudrillard trouxe explicações muito razoáveis sobre o mundo...

Mais um filtro recursal em andamento, para os recursos especiais.

Resumo: A inserção de mais um filtro recursal baseado em questão de relevância para os recursos especiais erige-se num...

A etimologia mais que contemporânea

  A palavra “boçal” seja como substantivo como adjetivo tem entre muitos sentidos, o de tosco, grosseiro, estúpido,...

Orfandade do trema

O motivo desse texto é a orfandade dos sem-trema, as vítimas da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. Depois dela, nem o...

Polêmica mascarada

Na contramão de medidas governamentais no Brasil, principalmente, em alguns Estados, entre estes, o Rio de Janeiro e o Distrito Federal...

Efeito pandemia no abismo social brasileiro

  Nosso país, infelizmente, ser negro, mestiço ou mulher é comorbidade. O espectro de igualdade que ilustra a chance de...

A fé na espada ou a força da cruz.

A efervescente mistura entre religião e política sempre trouxe resultados inusitados e danosos. Diante de recente pronunciamento, o atual...

Entre o ser e o nada

Resumo: Sartre foi quem melhor descreveu a essência dos dramas da liberdade. Sua teoria definiu que a primeira condição da...

Aprovado texto-base do Código Eleitoral brasileiro

Resumo: O Direito Eleitoral brasileiro marca sua importância em nosso país que adota o regime democrático representativo,...

O Dom & bom.

Em razão da abdicação de Dom Pedro I, seu pai, que se deu em 07 de abril de 1831, Dom Pedro, príncipe imperial, no mesmo dia...

O impeachment de Moraes.

Resumo: O pedido de impeachment do Ministro Alexandre de Moraes afirma que teria cometido vários abusos e ilegalidades no exercício do...

A morte de Deus e o Direito como muleta metafísica.

La mort de Dieu et de la Loi comme béquille métaphysique. Resumo: A difícil obra de Nietzsche nos ensina a questionar os dogmas,...

Abrindo a janela de Overton sobre a manipulação da opinião pública.

  Resumo: Todo discurso é um dos elementos da materialidade ideológica. Seja em função da posição social...

Efeitos de F.O.M.A – Fear of Meeting Again (O medo de reencontrar)

Autores: Ramiro Luiz P. da Cruz              Gisele Leite   Há mais de um ano, o planeta se vê...

LIQUIDEZ: a adequada metáfora da modernidade

 Resumo: Bauman foi o pensador que melhor analisou e diagnosticou a Idade Contemporânea. Apontando suas características,...

A metáfora[1] do Direito

         Resumo: O direito mais adequadamente se define como metáfora principalmente se analisarmos a trajetória...

Linguagem não sexista e Linguagem neutra (ou não binária)

 Resumo: A linguagem neutra acendeu o debate sobre a inclusão através da comunicação escrita e verbal. O ideal é...

Esclarecimentos sobre o Estado de Bem-Estar Social, seus padrões e crises.

Clarifications about the Social Welfare State, its patterns and crises.   Resumo: O texto expõe os conceitos de Welfare State bem como...

Auxílio Emergencial do INSS e direitos previdenciários em face da pandemia

Resumo: O auxílio emergencial concedido no ano de 2020 foi renovado para o atual ano, porém, com valores minorados e, não se...

A lanterna de Diógenes que iluminou Nietzsche

 Resumo: A Filosofia cínica surge como antídoto as intempéries sociais, propondo mudança de paradigma, denunciando como...

Considerações sobre a Repercussão Geral do Recurso Extraordinário na sistemática processual brasileira.

A repercussão geral é uma condição de admissibilidade do recurso extraordinário que foi introduzida pela Emenda...

Reis, piolhos e castigos

Resumo: A história dos Reis de Portugal conta com grandes homens, mas, também, assombrados com as mesmas fraquezas dos mais reles dos...

O dia de hoje...

  Resumo: Entender o porquê tantos pedidos de impeachment acompanhados de tantas denúncias de crimes de responsabilidade do atual...

Sobre o direito ao esquecimento: direito incompatível com a Constituição Federal brasileira de 1988.

 Resumo: O STF decidiu por 9 a 1 que o direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição Federal brasileira...

Relações Internacionais & Direito Internacional.

Resumo: Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, os acordos internacionais de direitos humanos têm criado obrigações e...

Um quarto de século e o (in) finito clonado.

   Resumo: Apesar de reconhecer que nem tudo que é cientificamente possível de ser praticado, corresponda, a eticamente...

Costas quentes fritando ...

  Considerado como o "homem da propina" no Ministério da Saúde gozava de forte proteção de parlamentares mas acabou...

Capitalismo contemporâneo, consumo e direito do consumidor.

Resumo: O direito do consumidor tem contribuição relevante para a sociedade contemporânea, tornando possível esta ser mais...

O Ministro dos votos vencidos

Resumo: O Ministro Marco Aurélio[1] representa um grande legado para a jurisprudência e para a doutrina do direito brasileiro e, seus votos...

Religião & Justiça

Religion & Justice STF sur des sujets sensibles   Resumo: É visível além de palpável a intromissão da...

A injustiça do racismo

Resumo: É inquestionável a desigualdade existente entre brancos e negros na sociedade brasileira atual e, ainda, persiste, infelizmente...

Impacto da pandemia nas locações brasileiras

Resumo: A suspensão de liminares nas ações de despejos e desocupação de imóveis tem acenado com...

Regras, normas e princípios.

Resumo: O modesto texto expõe didaticamente os conceitos de normas, regras e princípios e sua importância no estudo da Teoria Geral do...

O achamento do Brasil

Resumo: O dia 22 de abril é marcado por ser o dia do descobrimento do Brasil, quando aqui chegaram os portugueses em 1500, que se deu...

O dia de Tiradentes

  Foi na manhã de 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, vulgo “Tiradentes”, deixava o calabouço,...

Imprensa no Brasil República

  Deve-se logo inicialmente esclarecer que o surgimento da imprensa republicana[1] não coincide com a emergência de uma linguagem...

Comemoração inusitada.

A manchete de hoje do jornal El País, nos humilha e nos envergonha. “Bolsonaro manda festejar o crime. Ao determinar o golpe militar de...

O enigma do entendimento

Resumo: Entre a Esfinge e Édito há comunicação inaugura o recorrente enigma do entendimento. É certo, porém,...

Limites e paradoxos da democracia contemporânea.

Resumo: Ao percorrer as teorias da democracia, percebe-se a necessidade de enfatizar o caráter igualitário e visando apontar suas...

Por uma nação.

O conceito de nação principiou com a formação do conceito de povo que dominou toda a filosofia política do...

A saga de Felipe Neto

A lei penal brasileira vigente prevê três tipos penais distintos que perfazem os chamados crimes contra a honra, a saber: calúnia que...

Resistir às incertezas é parte da Educação

É importante replicar a frase de Edgar Morin: "Resistir às incertezas é parte da Educação". Precisamos novamente...

Pós-modernismo & Neoliberalismo.

Resumo: O Pós-modernismo é processo contemporâneo de grandiosas mudanças e novas tendências filosóficas,...

Culpa, substantivo feminino

Resumo: Estudos recentes apontam que as mulheres são mais suscetíveis à culpa do que os homens. Enfim, qual será a senha...

A discutida liberdade de expressão

Resumo: Engana-se quem acredita que liberdade de expressão não tenha limites e nem tenha que respeitar o outro. Por isso, o Twitter bloqueou...

Os maus também fazem história...

Resumo: Dotado da proeza de reunir todos os defeitos de presidentes anteriores e, ainda, descumprir as obrigações constitucionais mais...

Viva o Dia Internacional das Mulheres!

Resumo: As mulheres se fizeram presentes nos principais movimentos de contestação e mobilização na história...

Criminalização do Stalking (perseguição obsessiva)

  Resumo: A crescente criminalização da conduta humana nos induz à lógica punitiva dentro do contexto das lutas por...

O significado da República

The meaning of the Republic   Resumo: O texto didaticamente expõe o significado da república em sua acepção da...

Considerações sobre a perícia médica e perícia previdenciária.

  Resumo: O modesto texto aborda sobre as características da perícia médica previdenciária principalmente pela...

Calúnia e Crime contra Segurança Nacional

Resumo: Ao exercer animus criticandi e, ao chamar o Presidente de genocida, Felipe Neto acabou intimado pela Polícia Civil para responder por...