Carregando...
Gisele Leite - Articulista
Área do Autor

Professora universitária há mais de três décadas. Mestre em Filosofia. Mestre em Direito. Doutora em Direito. Pesquisadora-Chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas.

Presidente da ABRADE-RJ - Associação Brasileira de Direito Educacional. Consultora do IPAE - Instituto de Pesquisas e Administração Escolar.

 Autora de 29 obras jurídicas e articulista dos sites JURID, Lex-Magister, Portal Investidura, COAD, Revista JURES, entre outras renomadas publicações na área juridica.


Artigo do Autor

A etimologia mais que contemporânea

 

A palavra “boçal” seja como substantivo como adjetivo tem entre muitos sentidos, o de tosco, grosseiro, estúpido, embora guarde intimidade etimológica com o vocábulo boca. Portanto, costuma ser exatamente pela boca que a pessoa faz por merecer tal distintivo ou qualificativo.

A língua portuguesa fora buscar o vocábulo em 1540, inspirada no espanhol boza, derivado do latim bucca, ou seja, boca. Os sentidos prevalentes da palavra parecem ser oriundos da combinação de duas acepções já presentes em seu idioma de origem, a de ser inexperiente em prima facie, com influência posterior da ideia, neste caso, por metonímia de animalesco.

Bozal significa aquele que ainda tem buço (bozo, penugem sobre a boca), isto é, é bisonho, desajeitado e inexperiente. Igualmente significava também focinheira, ou conjunto de correias que se prende no focinho de animal feroz para que não possa morder.

Entre os estudiosos há quem considere a palavra boça como palavra de origem racista, escravocrata, mas segundo a história não é exatamente assim. É verdade que teve largo uso em referências aos escravos para qualificar os recém-chegados da África e, ainda eram bisonhos, e não falavam português, mas a palavra é anterior ao referido uso e a este ainda sobreviveu.

A palavra boçal era usada para designar os vindos da África e que não sabiam ainda se comunicar em português. E, com o tempo, passou a designar qualquer possua que não tem instrução educacional ou cultural.

Contemporaneamente é comum identificar o adjetivo usado de forma informal como sinônimo de muito grande, descomunal, o que pode até adquirir sentido positivo. De qualquer maneira, o vocábulo tem origem controvertida.

Segundo o Diccionario Encyclopedio, de 1874 e vem do italiano abbozzado, que significa esboçado (advém de bozza, que significa desenho tosco, mero esboço). Aquele que ainda não fala o idioma do país onde se encontra, dizia-se, boçal.

Nem sempre aquele que se expressa mal é necessariamente um boçal. Pode ser tão-somente rude, barulhento, hostil e belicoso. É faz uso dessa forma para chamar a atenção para si, como se fosse apenas uma forma de dizer ou mera brincadeira. Um fanfarrão que incita ódio e preconceito, e ao mesmo tempo, mantém seus eleitores ligados a ele, reforçando laços de identidade Tais artimanhas populistas revelam que está ciente do poder da linguagem e das técnicas de comunicação.

A palavra energúmeno tem origem grega e, vem do termo ergon que significa trabalho ou coisa feita. Quando junto da partícula en que se transforma enérgeia, que em português contemporâneo pode ser traduzido para energia, mas significa

trabalho interno nesse contexto. Quando a palavra é transformada em particípio, o que é feito com a inserção de derivados do termo nomia, o termo vira energumenus, ou em português, energúmeno. A combinação de todos esses sentidos, era, para os gregos, o sinônimo de energia interna que operava obsessivamente sobre a pessoa em questão, enfurecendo-a.

Portanto, o energúmeno era pessoa possuída de forças maiores ou por um demônio. De acordo com projeto educativo italiano de idiomas Una Parola Al Giorno, o bruto é alguém que perdeu o autocontrole, que sucumbiu à raiva e se comporta como se estivesse possuído por um demônio. Com a evolução, o vocábulo passou a designar alguém que age sob o controle da besta, chegando a ser um imbecil.

Talvez, seja mais demoníaco do que propriamente um boçal autêntico.

Recentemente, o Presidente da República questionou a importância e a necessidade do estudo e ensino de Filosofia e Sociologia. O que não significa uma novidade.  Segundo Yuval Harari, escritor de Sapiens, uma breve história da humanidade e 21 lições do século 21, aponta que o desenvolvimento das inteligências artificiais, e o perigo que vem junto. E, toda tecnologia tem um lado bom e um lado ruim.  Enfim, Dr. Jekyll e Mr. Hyde são variáveis estruturais em qualquer tecnologia.

Ao cogitar das tecnologias digitais, do seu potencial de coleta de dados, das possibilidades de controle e vigilância dos indivíduos e coletividades, das possibilidades de controle e vigilância individuais e coletivas e, do possível uso para a formação de ditaduras digitais é mesmo assustador. Por isso, o escritor afirma sobre a necessidade de controle sobre estas novas tecnologias, e que os governos e a população deveriam criar mecanismos para frear os potenciais de alienação e as ditaduras possíveis. Isto é, voltamos à necessidade de fortalecimento do espaço público.

Harari afirma ainda que temos conhecimento suficiente em termos de tecnologias digitais e, precisamos enfrentar os desafios contemporâneos e a resposta, infelizmente, não reside na própria tecnologia. A resposta está positivamente nas Ciências Sociais, na Filosofia e nas Humanas. E, são tais ciências que são capazes de oferecer os recursos e instrumentos teóricos e práticos para pensar em regras que sejam democráticas e que possam trazer o progresso para todos. Precisamos combater a racionalidade técnica que nos arrasta até as ditaduras digitais, sociais e políticas.

Há, de fato, uma boçalidade do mal que se instala na ausência de pensamento. E, uma das explicações justificáveis para o atual momento, é um fenômeno gerado pela experiência da internet. Ou pelo menos ligado a esta. Desde que as redes sociais abriram a possibilidade de cada um expressasse livremente seu ego mais profundo e sua verdade mais intrínseca, descobrimos a extensão da cloaca humana.

Enfim, assiste razão a Nelson Rodrigues quando alertava em uma de suas frases mais agudas: Se cada um soubesse o que o outro faz dentro de quatro paredes, ninguém se cumprimentava. Pois descobriríamos que a barbárie íntima e cotidiana sempre esteve lá, aqui e além do que poderíamos supor, em dimensões da realidade que antes apenas a ficção tinha dimensionado.

Na experiência da internet, deu-se um fenômeno inverso, a escrita que era então a expressão prevalente na qual se pesava cada palavra, por acreditar-se mais permanente, ganhou uma ligeireza que historicamente esteve relacionada à palavra falada nas camadas letradas da população. E, assim, deu-se algumas distorções assim como a inconsciência de que cada um está construindo a sua memória, pois na internet há a possibilidade de apagar os posts, o que é ilusão, já que sempre estes já foram copiados, replicados por outros leitores, gerando a total impossibilidade de esquecimento.

 

 

 

Referências

BRUM, Eliane. A boçalidade do mal. Disponibilidade em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/03/02/opinion/1425304702_871738.html Acesso em 6.7.2021.

DA FONSECA, Simões. Diccionario Encyclopedico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Garnier, 1914.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens - Uma Breve História da Humanidade. São Paulo: L&PM, 2015.

__________________. Homo Deus. Tradutor Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

__________________. 21 Lições para o século 21.  Tradutor Paulo Geiger.  São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

JUNIOR, Gessé. A cereja no bolo do boçal. Disponível em: http://assessoracademico.com.br/blog/?p=68 Acesso em 6.7.2021.

PÉCORA, A. O bom e o boçal ou o selvagem americano entre calvinistas franceses e católicos ibéricos. Remate de Males, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 35–44, 2012. DOI: 10.20396/remate. v12i1.8635905. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635905 . Acesso em: 6 jul. 2021.

Revista Galileu. Afinal, o que é um energúmeno? Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2019/12/afinal-o-que-e-um-energumeno.html Acesso em 6.7.2021.

VISCARDI, Jana. Bolsonaro é um boçal? Disponível em: http://www.justificando.com/2018/10/11/bolsonaro-e-um-bocal  Acesso em 6.7.2021.

 

Artigos Anteriores

Ativismo, inércia e omissão na Justiça Brasileira.

Activism, inertia and omission in Brazilian Justice Justice according to the judge's conscience. Activisme, inertie et omission dans la justice...

Janela partidária

Fenêtre de fête Resumo: A janela partidária é prevista como hipótese de justa causa para mudança de partido,...

Parecer Jurídico sobre os direitos de crianças e adolescentes portadores de Transtorno de Espectro Autista (TEA) no direito brasileiro vigente.

Parecer Jurídico sobre os direitos de crianças e adolescentes portadores de Transtorno de Espectro Autista (TEA) no direito brasileiro...

O significado da Semana da Arte Moderna de 1922.

Resumo: A Semana da Arte Moderna no Brasil de 1922 trouxe a tentativa de esboçar uma identidade nacional no campo das artes, e se libertar dos...

Apologia ao nazismo é crime.

Resumo: Dois episódios recentes de manifestações em prol do nazismo foram traumáticos à realidade brasileira...

Considerações preliminares sobre contratos internacionais.

Resumo: O presente texto introduz os conceitos preliminares sobre os contratos internacionais e, ainda, o impacto da pandemia de Covid-19 na...

Impacto da Pandemia de Covid-19 no Direito Civil brasileiro.

Impacto da Pandemia de Covid-19 no Direito Civil brasileiro.   Resumo: A Lei 14.010/2020 criou regras transitórias em face da Pandemia de...

Duelo de titãs[1].

Autores: Gisele Leite. Ramiro Luiz Pereira da Cruz.   Resumo: Diante da vacinação infantil a ser implementada, surgem...

Considerações sobre o não vacinar contra Covid-19 no Brasil.

Resumo: O não vacinar contra a Covid-19 é conduta antijurídica e sujeita a pessoa às sanções impostas,...

Tudo está bem quando acaba bem.

Resumo: A peça é, presumivelmente, uma comédia. Embora, alguns estudiosos a reconheçam como tragédia. Envolve pactos,...

As Alegres comadres de Windsor e o dano moral.

Les joyeuses marraines de Windsor et les dommages moraux. Resumo: A comédia que sobre os costumes da sociedade elizabetana inglesa da época...

Domada Megera, mas nem tanto.

Resumo: Na comédia, onde um pai tenta casar, primeiramente, a filha de temperamento difícil, o que nos faz avaliar ao longo do tempo a...

Hamlet: o último ato.

Resumo: Hamlet é, sem dúvida, o personagem mais famoso de Shakespeare, a reflexão se sobrepõe à ação e...

Othello, o mouro de Veneza.

Othello, o mouro de Veneza. Othello, the Moor of Venice.   Resumo: Movido por arquitetado ciúme, através de Yago, o general Othello...

Baudrillard e mundo contemporâneo.

Baudrillard et le monde contemporain     Resumo: Baudrillard trouxe explicações muito razoáveis sobre o mundo...

A censura equivocada às obras de Monteiro Lobato.

Resumo:   Analisar a biografia de Monteiro Lobato nos faz concluir que foi grande crítico da influência europeia sobre a cultura...

Mais um filtro recursal em andamento, para os recursos especiais.

Resumo: A inserção de mais um filtro recursal baseado em questão de relevância para os recursos especiais erige-se num...

Orfandade do trema

O motivo desse texto é a orfandade dos sem-trema, as vítimas da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. Depois dela, nem o...

Polêmica mascarada

Na contramão de medidas governamentais no Brasil, principalmente, em alguns Estados, entre estes, o Rio de Janeiro e o Distrito Federal...

Efeito pandemia no abismo social brasileiro

  Nosso país, infelizmente, ser negro, mestiço ou mulher é comorbidade. O espectro de igualdade que ilustra a chance de...

A fé na espada ou a força da cruz.

A efervescente mistura entre religião e política sempre trouxe resultados inusitados e danosos. Diante de recente pronunciamento, o atual...

Entre o ser e o nada

Resumo: Sartre foi quem melhor descreveu a essência dos dramas da liberdade. Sua teoria definiu que a primeira condição da...

Aprovado texto-base do Código Eleitoral brasileiro

Resumo: O Direito Eleitoral brasileiro marca sua importância em nosso país que adota o regime democrático representativo,...

O Dom & bom.

Em razão da abdicação de Dom Pedro I, seu pai, que se deu em 07 de abril de 1831, Dom Pedro, príncipe imperial, no mesmo dia...

O impeachment de Moraes.

Resumo: O pedido de impeachment do Ministro Alexandre de Moraes afirma que teria cometido vários abusos e ilegalidades no exercício do...

A morte de Deus e o Direito como muleta metafísica.

La mort de Dieu et de la Loi comme béquille métaphysique. Resumo: A difícil obra de Nietzsche nos ensina a questionar os dogmas,...

Abrindo a janela de Overton sobre a manipulação da opinião pública.

  Resumo: Todo discurso é um dos elementos da materialidade ideológica. Seja em função da posição social...

Efeitos de F.O.M.A – Fear of Meeting Again (O medo de reencontrar)

Autores: Ramiro Luiz P. da Cruz              Gisele Leite   Há mais de um ano, o planeta se vê...

LIQUIDEZ: a adequada metáfora da modernidade

 Resumo: Bauman foi o pensador que melhor analisou e diagnosticou a Idade Contemporânea. Apontando suas características,...

A metáfora[1] do Direito

         Resumo: O direito mais adequadamente se define como metáfora principalmente se analisarmos a trajetória...

Linguagem não sexista e Linguagem neutra (ou não binária)

 Resumo: A linguagem neutra acendeu o debate sobre a inclusão através da comunicação escrita e verbal. O ideal é...

Esclarecimentos sobre o Estado de Bem-Estar Social, seus padrões e crises.

Clarifications about the Social Welfare State, its patterns and crises.   Resumo: O texto expõe os conceitos de Welfare State bem como...

Auxílio Emergencial do INSS e direitos previdenciários em face da pandemia

Resumo: O auxílio emergencial concedido no ano de 2020 foi renovado para o atual ano, porém, com valores minorados e, não se...

A lanterna de Diógenes que iluminou Nietzsche

 Resumo: A Filosofia cínica surge como antídoto as intempéries sociais, propondo mudança de paradigma, denunciando como...

Considerações sobre a Repercussão Geral do Recurso Extraordinário na sistemática processual brasileira.

A repercussão geral é uma condição de admissibilidade do recurso extraordinário que foi introduzida pela Emenda...

Reis, piolhos e castigos

Resumo: A história dos Reis de Portugal conta com grandes homens, mas, também, assombrados com as mesmas fraquezas dos mais reles dos...

O dia de hoje...

  Resumo: Entender o porquê tantos pedidos de impeachment acompanhados de tantas denúncias de crimes de responsabilidade do atual...

Sobre o direito ao esquecimento: direito incompatível com a Constituição Federal brasileira de 1988.

 Resumo: O STF decidiu por 9 a 1 que o direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição Federal brasileira...

Relações Internacionais & Direito Internacional.

Resumo: Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, os acordos internacionais de direitos humanos têm criado obrigações e...

Um quarto de século e o (in) finito clonado.

   Resumo: Apesar de reconhecer que nem tudo que é cientificamente possível de ser praticado, corresponda, a eticamente...

Costas quentes fritando ...

  Considerado como o "homem da propina" no Ministério da Saúde gozava de forte proteção de parlamentares mas acabou...

Capitalismo contemporâneo, consumo e direito do consumidor.

Resumo: O direito do consumidor tem contribuição relevante para a sociedade contemporânea, tornando possível esta ser mais...

O Ministro dos votos vencidos

Resumo: O Ministro Marco Aurélio[1] representa um grande legado para a jurisprudência e para a doutrina do direito brasileiro e, seus votos...

Religião & Justiça

Religion & Justice STF sur des sujets sensibles   Resumo: É visível além de palpável a intromissão da...

A injustiça do racismo

Resumo: É inquestionável a desigualdade existente entre brancos e negros na sociedade brasileira atual e, ainda, persiste, infelizmente...

Impacto da pandemia nas locações brasileiras

Resumo: A suspensão de liminares nas ações de despejos e desocupação de imóveis tem acenado com...

Regras, normas e princípios.

Resumo: O modesto texto expõe didaticamente os conceitos de normas, regras e princípios e sua importância no estudo da Teoria Geral do...

O achamento do Brasil

Resumo: O dia 22 de abril é marcado por ser o dia do descobrimento do Brasil, quando aqui chegaram os portugueses em 1500, que se deu...

O dia de Tiradentes

  Foi na manhã de 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, vulgo “Tiradentes”, deixava o calabouço,...

Imprensa no Brasil República

  Deve-se logo inicialmente esclarecer que o surgimento da imprensa republicana[1] não coincide com a emergência de uma linguagem...

Comemoração inusitada.

A manchete de hoje do jornal El País, nos humilha e nos envergonha. “Bolsonaro manda festejar o crime. Ao determinar o golpe militar de...

O enigma do entendimento

Resumo: Entre a Esfinge e Édito há comunicação inaugura o recorrente enigma do entendimento. É certo, porém,...

Limites e paradoxos da democracia contemporânea.

Resumo: Ao percorrer as teorias da democracia, percebe-se a necessidade de enfatizar o caráter igualitário e visando apontar suas...

Por uma nação.

O conceito de nação principiou com a formação do conceito de povo que dominou toda a filosofia política do...

A saga de Felipe Neto

A lei penal brasileira vigente prevê três tipos penais distintos que perfazem os chamados crimes contra a honra, a saber: calúnia que...

Resistir às incertezas é parte da Educação

É importante replicar a frase de Edgar Morin: "Resistir às incertezas é parte da Educação". Precisamos novamente...

Pós-modernismo & Neoliberalismo.

Resumo: O Pós-modernismo é processo contemporâneo de grandiosas mudanças e novas tendências filosóficas,...

Culpa, substantivo feminino

Resumo: Estudos recentes apontam que as mulheres são mais suscetíveis à culpa do que os homens. Enfim, qual será a senha...

A discutida liberdade de expressão

Resumo: Engana-se quem acredita que liberdade de expressão não tenha limites e nem tenha que respeitar o outro. Por isso, o Twitter bloqueou...

Os maus também fazem história...

Resumo: Dotado da proeza de reunir todos os defeitos de presidentes anteriores e, ainda, descumprir as obrigações constitucionais mais...

Viva o Dia Internacional das Mulheres!

Resumo: As mulheres se fizeram presentes nos principais movimentos de contestação e mobilização na história...

Criminalização do Stalking (perseguição obsessiva)

  Resumo: A crescente criminalização da conduta humana nos induz à lógica punitiva dentro do contexto das lutas por...

O significado da República

The meaning of the Republic   Resumo: O texto didaticamente expõe o significado da república em sua acepção da...

Considerações sobre a perícia médica e perícia previdenciária.

  Resumo: O modesto texto aborda sobre as características da perícia médica previdenciária principalmente pela...

Calúnia e Crime contra Segurança Nacional

Resumo: Ao exercer animus criticandi e, ao chamar o Presidente de genocida, Felipe Neto acabou intimado pela Polícia Civil para responder por...